Fonte tipográfica
Conjunto de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. Estas são armazenadas em ficheiros de fontes onde são descritas as suas características físicas. Das características físicas distinguem-se a forma como são visualizadas no ecrã e a forma como são impressas.
As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo a sua família, sendo a família um conjunto de caracteres cujas características e detalhes se repetem em todos eles.
Tipos de fonte:
- bitmapped- são guardadas com uma matiz de pixeis e por isso, ao serem ampliadas estas perdem qualidade. São criadas com uma resolução e um tamanho específico para uma impressora específica. Se uma impressora não suporta as fontes bitmapped estas não podem ser impressas. Exemplos: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small, Symbol.
- escaladas - são definidas matematicamente e podem ser interpretadas em qualquer dos tamanhos escolhidos. Podem ser ampliadas sem perderem a sua qualidade. Exemplos: Type 1, True Type, Open Type.
Courier:
Courier é uma fonte do tipo bitmapped projetada por Howard Kettler em 1955. É uma fonte tipográfica monoespaçada, cujos caracteres ocupam o mesmo espaço horizontal, de serifa egípcia, criada para se assemelhar à saída de uma batida de máquina de escrever.
Foi mais tarde redesenhada por Adrian Frutiger para a série IBM de máquinas de escrever elétricas.
Fontes:
Apontamentos da aula
http://en.wikipedia.org/wiki/Courier_(typeface)
Sem comentários:
Enviar um comentário