Nesta aula inicia-mos uma nova unidade designada UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS MULTIMÉDIA, e esta publicação é sobra a formatação de texto/ caracteres.
O texto é o meio dominante para a apresentação de informação. Este pode assumir um formato básico, alterar o aspeto visual dos caracteres que o constituem e alterar o aspeto da disposição espacial do texto nas páginas.
A formatação de caracteres surgiu pela necessidade de partilhar informação entre computadores surgindo assim padrões de codificação compostos por tabelas com grupos de bits que representam determinados caracteres.
Por exemplo a tabela de código ASCII (American Standard Code Information Interchange) e a Unicode.
- ASCII: esta tabela é composta por conjuntos de 7 bits que representam 128 caracteres, que na sua maior parte dizem respeito à língua Inglesa.
- Recorrendo ao endereço http://www.supertrafego.com/ms_codigo_ascii.asp, é possível fazer uso da ferramenta "código ASCII"
Com esta tabela, qualquer caracter inserido é transformado num código que o representa.
- Recorrendo ao endereço http://www.network-science.de/ascii/, é possível utilizar a ferramenta "ASCII Generation"
- Unicode: este código define todos os caracteres da maior parte das línguas do mundo. Este código permite representar conjuntos até 32 bits para codificar caracteres. Podem codificar caracteres acentuados, símbolos de pontuação, símbolos técnicos ou matemáticos entre outros.
O Unicode é atualmente utilizado em sistemas operativos, E-mails, páginas web.
- No endereço http://www.glassgiant.com/ascii/ é possível converter imagens em ASCII
Sem comentários:
Enviar um comentário